Em todo mundo, gaúchos comemoram possível “grenal” no futsal
A notícia de que o Grêmio (RS) e o Internacional (RS) podem formar equipes de futsal empolgou os gaúchos por toda parte do Brasil e do mundo.
O Erechinense, Gilli, goleiro do Action 21 da Bélgica, comemorou a possibilidade de ver os clubes mais tradicionais de seu estado natal, Inter e Grêmio, disputando a elite do futsal gaúcho.
Esse que é um dos maiores clássicos de nosso país pode acontecer também no futsal ainda em 2011. Internacional e Grêmio receberam uma proposta da Federação Gaúcha de Futsal para participar da competição estadual e o assunto vem sendo conduzido diretamente pelo presidente da entidade, Dárcio Castro.
O goleiro contou que chegou a enfrentar o Inter, quando atuava no Atlântico/Erechim: “Já tive a oportunidade de jogar contra o Internacional quando atuava pelo Atlântico em 2000 e o clube tinha uma força muito grande, foi o ano que o Inter conquistou seu último título gaúcho da série Ouro e sendo colorado torço para que o Clube retorne ao cenário gaúcho e em breve no nacional” disse.
Para Gilli, depois que clubes de tradição do futsal Gaúcho encerraram as atividades, o esporte no Rio Grande do Sul perdeu força: “Não resta dúvidas que depois que clubes como UCS, John Deere, Ulbra e agora o Farroupilha fecharam as portas o campeonato gaúcho perdeu muito, o centro das atenções era aqui e isso não acontece mais. Creio que se o retorno de Inter e Grêmio acontecer os olhos dos amantes do futsal se voltarão para o sul novamente, a exemplo do que aconteceu com o estado de São Paulo.” explicou o goleiro.
O pontapé inicial da competição será no dia 9 de abril e as equipes tem até o dia 25 desse mês para apresentar uma definição.
Na última semana, treze equipes confirmaram participação no gaúchão, das 13 equipes que competiram a 1ª Divisão em 2010, apenas a Cortiana, de Farroupilha, está fora em 2011. A vaga será ocupada pela AGSL, de São Luiz Gonzaga, equipe que foi a campeã da 2ª Divisão no ano passado.